domingo, 21 de janeiro de 2007

o Futurismo

O Futurismo

• Contexto intelectual

Trata-se de um movimento artístico de vanguarda que surgiu em 1909 no seguimento da publicação em Paris, do I Manifesto Futurista, pelo escritor Fillipo Marinetti. Desenvolveu-se depois na Itália, a partir de Milão, com a adesão de novos artistas que foram assinando os muitos manifestos publicados por Marinetti Este movimento foi consideravelmente mais abrangente do que os anteriores pois estendeu-se a todas as produções intelectuais, desde a literatura à música, à fotografia, ao teatro, à arquitectura.

• Mensagem

Os futuristas desenvolveram uma batalha contra as formas culturais tradicionais de inspiração burguesa. Repudiaram de forma absoluta os valores do passado e reivindicaram exclusivamente o culto do futuro. Propuseram mesmo a destruição de tudo o que era clássico e tradicional, como museus, academias, escolas de onde transparecesse a mais elementar manifestação de servilismo a normas. Em contrapartida, cultivaram temáticas dominadas pelos elementos novos do mundo moderno - a cidade, as luzes eléctricas, as máquinas, as locomotivas, os aviões... a beleza da velocidade, a dinâmica do movimento.
Na recusa da ordem estabelecida, os futuristas italianos repudiam a inteligência e exaltam a intuição, cultivam a audácia e a provocação, chegam mesmo a elogiar a agressividade e a violência da guerra, o militarismo, o patriotismo, assumem posições nacionalistas, acabando por ser considerados precursores da ideologia fascista.

• Estrutura formal

O Futurismo expressou-se na oratória eloquente e empolgante, na música produzida por instrumentos originais que incluíam ruídos de motores em movimento, na produção literária onde defendiam a total liberdade que passava pelo desrespeito das regras de sintaxe, morfologia e ortografia.
Na produção plástica, apesar de surgirem como reacção ao Cubismo, baseiam-se na sua técnica. Para exprimirem a sensação de dinamismo, recorrem à fragmentação dos objectos em vários planos e repetem a sobreposição desses planos. Utilizando cores vivas, produzem imagens complexas de onde sobressaem raios que se interceptam perpendicular ou obliquamente, evocando turbilhões de ar provocados pela velocidade das máquinas.

• Principais praticantes

Boccioni, Carrá, Russollo, Severini e Balla

Sem comentários: